www.calango.com.br Grapiuna
Calango!
10 Erros


Aqui estão os 10 erros mais encontrados pelo Calango! nos sites pesquisados.

Volta

1. Falta de e-mail
      Você procura, procura, e não acha o e-mail do site. Alguns o deixam escondido em uma página obscura no fundo do site, outros oferecem apenas a opção de enviar o e-mail via formulário, o que não é o suficiente e muitas vezes falha.
      Sempre coloque seu e-mail na página principal e no rodapé de cada página, escrito por extenso e com link, como este: radio@morena.com.br

2. Porta fechada por Plug-in
      É incrivel como existem webmasters que acham que todo mundo tem Shockwave ou Flash. Ao contrário do que é divulgado por eles mesmos, isto é um grande engano. E ninguém vai baixar plug-in só para saber como é sua página.
      Sempre que quiser usar um plug-in, ofereça ao visitante uma opção de entrada com HTML normal. Assim você garante que seu site será visitado por todos e cadastrado pelas aranhas dos sites de busca.

3. O peso de um elefante
      Seu site demora "mils" horas para carregar? Saiba que a maioria dos visitantes só espera uns 20 segundos até desistir e procurar um concorrente mais rápido.
      Tome cuidado com o excesso de imagens e o tamanho (em kb) de cada uma. Por mais bonito que seja o site, ele será abandonado se demorar para carregar. Na web o que importa é o conteúdo.

4. Onde é pra clicar mesmo?
      Tem sites que te deixam no escuro, completamente perdido e sem saber onde clicar para encontrar o que deseja. Alguns chegam a ter um sistema de menu diferente para cada seção.
      A navegação do site deve ser fácil e intuitiva, igual em todas as páginas ou sub-dividida em sub menus que façam sentido, agrupando temas em comum.

5. Morto há seis meses...
      Entrei num site que dizia "atualizado semanalmente". O problema é que lá constava como data de última atualização 6 de junho e minha visita foi em dezembro!
      Não coloque um site online se não puder cuidar dele depois. Os sites são como filhos, precisam de cuidados frequentes, atualização pelo menos mensal (diária para os filhos, claro).

6. O rei das janelas
      Você entra no site e ele vai logo abrindo mais uma janela. Alguns abrem mais de uma, os pornô abrem logo umas dez. Para quem não sabe, o excesso de janelas pode travar o micro.
      Só abra uma nova janela se ela for realmente essencial. Qualquer janela extra tira a atenção da principal e geralmente é fechada pelo internauta antes mesmo de aparecer seu conteúdo.

7. Esqueceram do conteúdo
      Conteúdo, conteúdo, conteúdo. É isto o que o internauta busca, não sites bonitinhos nem animações "espertas", nem sites que são meras propagandas da empresa.
      Dê ao internauta conteúdo de qualidade e utilidade comprovada e ele voltará sempre. Cuidado com erros de português e evite apenas copiar conteúdo de outros lugares. Seja original.

8. O menu dos mil links
      Todo menu deve seguir a regra básica para páginas grandes: dividir em partes lógicas. Um menu que tenta incluir todos os links do site vira uma confusão difícil de seguir.
      Agrupe os temas em submenus e os submenus no menu principal. Por exemplo, "Noticias" no menu principal pode ir para um submenu com "De hoje", "Jornais", "Radio", "Da semana", "Internacionais".

9. O contador de estórias
      Um dia visitei um site ruizinho, sem conteúdo, mas o contador mostrava mais de 800 mil visitas. Já outro site, muito bem feito porém ainda novo, mostrava no contador pouco mais de 100 visitas.
      Os dois estão errados. O primeiro foi claramente manipulado e qualquer internauta vai ter certeza disso (não engana ninguém nem atrai mais visitas). O segundo acaba afastando possíveis anunciantes antes da hora de maturidade do site. Use contadores, porém sempre ocultos, como fazem os grandes sites.

10. Invasores de corpos
      Ninguém gosta de ter sua máquina invadida por cookies, javascripts mal intencionados e applets Java mal comportados.
      Se for usar applets Java, só pegue os que tiverem fontes de confiança, como o site da Sun. A mesma coisa para os scripts de javascripts. Evite cookies, especialmente se eles não acrescentam nada para o usuário.

Lembrete
      Depois de terminar o site, sempre teste ele online e não apenas em seu computador. Já vi coisas hilárias por falta deste cuidado tão básico.
      Um webmaster de Itabuna anunciou o site de um jornal para todo mundo e na máquina dele tudo estava bem. Só que ele "esqueceu" de mudar o DNS do dominio na Fapesp. Ou seja, o endereço levava para outro site, que por sinal tinha o banner de um jornal concorrente...


©1999-2004 Radio Morena - Este portal pertence à Rádio Morena de Itabuna, Bahia, Brasil.
Se quiser entrar em contato conosco, mande fax para +55 (0)73 613-9807 ou e-mail para fale@calango.com.br - Cadastre seu site neste link.